FF NOTICIAS ONLINE: (VEJA) Atirador abre fogo em aeroporto na Flórida e deixa 5 mortos e 8 feridos

sábado, 7 de janeiro de 2017

(VEJA) Atirador abre fogo em aeroporto na Flórida e deixa 5 mortos e 8 feridos

Atirador abre fogo em aeroporto na Flórida e deixa 5 mortos e 8 feridos
Tiros foram disparados no Aeroporto Internacional Fort Lauderdale–Hollywood, na Flórida, na tarde desta sexta (6). O gabinete do xerife do condado de Broward informou que há cinco mortos e que oito feridos foram levados a um hospital. O atirador está sob custódia da polícia.

Em entrevista coletiva, o xerife Scott Israel disse que o homem não ficou ferido, foi detido sem incidentes e que policiais não dispararam nenhum tiro. Ele afirmou que a investigação está em sua fase inicial e o nome do atirador e o tipo de arma usada não serão revelados neste momento.

Gravações das câmeras do aeroporto estão sendo revistas para analisar se houve alguma colaboração, mas tudo indica que o homem agiu sozinho, segundo Israel. Ele está sendo interrogado com o auxílio do FBI, mas ainda não revelou o motivo do ataque. O xerife também negou um segundo tiroteio, que chegou a ser anunciado pela Fox News. Responsável pela segurança nos aeroportos, a TSA postou no Twitter que havia outro atirador "ativo" e que as pessoas deviam buscar abrigo.

O gabinete do xerife disse na ocasião que havia uma investigação sobre novos tiros, nos terminais 1 e 4, mas sem relatos de feridos. "Nenhum tiro foi disparado no aeroporto além daqueles que o homem já detido disparou no Terminal 2", garantiu Israel. Todos os serviços do aeroporto foram suspensos. As decolagens foram canceladas e só tiveram autorização para pousar aviões que já estavam a pelo menos 50 milhas do local. Os demais foram desviados para outros aeroportos.

O vereador de Broward Chip LaMarca disse em seu perfil no Facebook que o atirador seria um passageiro em um voo que chegou do Canadá e que tinha em sua bagagem uma arma registrada e sem munição. Após retirar sua mala, ele teria ido ao banheiro, onde carregou a arma e de onde já saiu atirando. Já a rede de televisão NBC diz que ele teria viajado de Anchorage, no Alasca, até Fort Lauderdale, passando antes por Minneapolis. Em entrevistas à MSNBC e à CNN, o senador Bill Nelson afirmou que o atirador é um homem chamado Esteban Santiago, de 26 anos, e que ele carregava uma identidade militar. Nelson disse, porém, não ter informações se a identidade pertencia realmente a Santiago ou não.

A agência de notícias Associated Press afirma que Bryan Santiago, irmão do suposto atirador, revelou que ele já recebeu tratamento psicológico no Alaska, onde morava. Bryan disse que, embora tenha nascido em Nova Jérsei, Esteban cresceu em Porto Rico, para onde foi aos dois anos. O jovem serviu na Guarda Nacional dos EUA e chegou a ser enviado para o Iraque, em 2010.

O porta-voz da Guarda Nacional de Porto Rico, Paul Dahlen, confirmou à AP que ele foi enviado para o Iraque em 2010 e passou um ano lá. Uma porta-voz militar disse à AP que o suspeito foi desligado da Guarda Nacional do Alasca no ano passado por performance insatisfatória.
O que se sabe até agora:

Um atirador matou cinco pessoas no terminal 2 do aeroporto de Fort LauderdaleO atirador agiu sozinho e está preso, segundo a polícia. Ele não foi feridoOito feridos foram levados a um hospital, segundo o xerife Scott IsraelUm segundo tiroteio, que chegou a ser noticiado, foi desmentido pelas autoridades

A CNN mostrou imagens de um grande grupo de pessoas na pista, após o terminal 2 ser esvaziado. No perfil do aeroporto no Twitter, antes de confirmar o fechamento, uma mensagem informava inicialmente que havia um incidente em curso no terminal 2, no setor de retirada de bagagem.

O aeroporto de Fort Lauderdale tem quatro terminais e recebeu quase 2,5 milhões de passageiros passaram em 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário